Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    27/08/2020

    Governador Carlesse vai fornecer estrutura para atender rede municipal da Capital no combate à pandemia

    Governador se reuniu com a prefeita Cinthia Ribeiro nesta quinta, 27

    O governador Mauro Carlesse, se reuniu com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, para debater e buscar soluções, em conjunto, no combate à pandemia do novo Coronavírus na Capital
    O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, se reuniu nesta quinta-feira, 27, em seu Gabinete, no Palácio Araguaia, com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, para debater e buscar soluções, em conjunto, para combater a pandemia do novo Coronavírus na Capital.

    Durante a reunião, o Governador se colocou à disposição para viabilizar o empréstimo de materiais, insumos e equipamentos que possam atender emergencialmente a rede municipal de saúde de Palmas. Neste momento, as equipes de saúde já estão trabalhando em conjunto para a formação de convênios.
    Governador se colocou à disposição para viabilizar o empréstimo de materiais, insumos e equipamentos que possam atender emergencialmente a rede municipal de saúde de Palmas ©DIVULGAÇÃO
    “Neste momento de dificuldades em todo o Brasil, precisamos unir forças com mais encontros como este. Sabemos da importância que Palmas tem para a saúde no Estado, que recebe pacientes de todas as regiões. Considero que o teor da reunião foi positivo e focado no tema de saúde pública. Assim como fizemos com a prefeita Cinthia Ribeiro, também iremos nos reunir com alguns outros gestores municipais de cidades polos. Desde o início da pandemia, o Governo do Tocantins tem coloca em prática as medidas necessárias e também oferecido apoio a todos os gestores municipais”, garantiu o governador Mauro Carlesse.
    A prefeita Cinthia Ribeiro, relatou dificuldades para aquisição dos principais itens de combate à pandemia, inclusive de profissionais para atuarem na linha de frente do novo Coronavírus ©DIVULGAÇÃO
    Na ocasião, a prefeita Cinthia Ribeiro relatou dificuldades para aquisição dos principais itens de combate à pandemia, inclusive de profissionais para atuarem na linha de frente do novo Coronavírus. Em sua avaliação, o encontro foi de grande importância para o fortalecimento da gestão de saúde, com uma parceria que vai beneficiar a população no momento de maior urgência em todo Estado.

    “Esse momento foi um divisor de águas para Palmas e para a gestão de saúde, tanto no Estado quando no município. Podermos apresentar resultados no momento em que as pessoas mais precisam, demanda muita gente, união, planejamento de ações e de uma equipe técnica. Essa reunião de hoje com o governador Mauro Carlesse foi muito positiva e saímos daqui com nossas equipes alinhadas para uma parceria prática. E não descartamos montar uma estrutura ainda maior, uma provável estrutura de hospital, onde município e Estado possam fazer esse trabalho em conjunto”, destacou a prefeita.

    Policlínica da região norte

    A prefeitura de Palmas sinalizou interesse em buscar parceria para equipar a Policlínica da Arno 31, antiga 303 Norte. A titular da Secretaria de Municipal de Saúde da Capital, Valéria Silva Paranaguá, informou sobre o tipo de apoio que o Governo do Estado pode fornecer. “O Governo do Estado vai nos ajudar muito no enfrentamento da pandemia, tanto na testagem de pacientes, internação hospitalar ou no monitoramento dos cidadãos diagnosticados com o novo Coronavírus. Na Policlínica da região norte iremos concentrar o atendimento dos casos de Covid-19”, disse a secretária.

    O secretário-executivo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Quesede Ayres, informou que o Governo do Tocantins já está analisando os materiais e equipamentos que podem ser emprestados ao município. “A prefeitura de Palmas mostrou interesse em alguns ambientes, como a Policlínica da região Norte. Eles estão com dificuldades na aquisição de macas, respiradores, monitores e até medicamentos. O governador Carlesse nos deu a orientação para criarmos um convênio com o empréstimo de equipamentos. Vamos estruturar isso. Hoje, já temos algumas máquinas que podem ser remanejados de outras locais. A ideia inicial é estruturar mais 40 leitos na Capital, é o que acreditamos que pode ser feito agora”, afirmou.

    Participantes

    Também participaram do encontro os secretários de Estado da Saúde, Edgar Tollini (via web, pois está em isolamento domiciliar após diagnóstico da Covid-19); Casa Civil, Rolf Vidal; da Fazenda e Planejamento, Sandro Armando; além da superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES, Luiza Regina Dias Noleto.

    Quanto aos gestores da Prefeitura de Palmas, estiveram presentes os secretários de Finanças, Rogério Ramos; de Governo, Carlos Braga; e o chefe de Gabinete, Thiago Marconi. 
    Reunião ocorreu nesta quinta-feira, 27, no Gabinete do governador Carlesse, no Palácio Araguaia

    Por: Rafael Miranda


    Imprimir