Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    19/08/2020

    Governo do Tocantins desenvolve melhorias na capacitação continuada de servidores estaduais

    Parceria entre ATI e Secad disponibilizará cursos de formação e capacitação, fomentando a inovação educacional em âmbito estadual

    Os cursos podem ser acessados nos ambientes de aprendizado da ATI ou Secad ©Secad/TO
    A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Estado da Administração (Secad), por meio da Diretoria de Gestão de Capacitação Continuada (Dicap), realizaram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento da políticas de capacitação continuada dos servidores públicos do Poder Público Estadual.

    A Dicap vem aperfeiçoar um trabalho de qualificação e educação dos servidores estaduais, realizado pela ATI, elevando os níveis de desempenho, considerando que a formação contínua é um eficaz veículo para o alinhamento e o aperfeiçoamento dos talentos humanos.

    "Trabalharemos em conjunto para fortalecer a área de capacitações do estado, somando competências e habilidades para benefício do servidor e de toda a população do Tocantins”, afirma a gerente de Treinamento da ATI, Daiane Rodrigues.

    Nesse sentido, a presente proposta de cooperação mútua promove a formação e a educação continuada em nível de qualificação para servidores das mais diversas áreas de atuação no Estado do Tocantins, visando abranger a colaboração no planejamento e na elaboração de cursos de capacitação, com o aprimoramento nas modalidades on-line com transmissão ao vivo, on-line modalidade Educação a Distância (EaD) e futuramente no retorno do ensino presencial, visto que o servidor público é peça fundamental de uma gestão pública eficiente e de qualidade.

    “A parceria entre Secad e ATI é uma oportunidade ainda maior da promoção da educação continuada e a gestão por competência, a todos os servidores públicos do Poder Executivo Estadual, dando acesso a diversos cursos de capacitação e qualificação profissional”, destaca a diretora de Gestão de Capacitação Continuada da Secad, Katia Gomes.

    Acesso aos cursos

    A implementação de todo conteúdo dos cursos estará disponível no ambiente virtual de aprendizagem e na Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), no portal da Secad (unicet.to.gov.br) e no portal da ATI (ead.ati.to.gov.br), para que o servidor tenha acesso independente de onde esteja ou resida. O reflexo disso se traduz na melhoria da qualidade da prestação dos serviços e na produtividade do exercício da atividade administrativa e funcional.

    A certificação emitida pela Unicet vale nacionalmente, segundo Katia Gomes, em decorrência da pandemia. Os cursos que antes eram ministrados também de maneira presencial, estão ocorrendo na modalidade a distância. “Na modalidade EaD, conseguimos alcançar um número maior de pessoas, abrangendo servidores de todo o Estado. Nossa intenção é sempre oferecer cursos que agreguem à rotina de trabalho dos servidores, oferecendo ferramentas para o melhor desenvolvimento de suas atribuições”, informa Katia Gomes.

    A colaboração recíproca técnica e acadêmica, bem como o intercâmbio de experiências, com a possibilidade de utilizar as plataformas e os ambientes virtuais de aprendizagem de ambos os órgãos, a fim de gerar conhecimento mútuo, difusão e qualificação de recursos humanos na gestão de projetos de cursos de formação e capacitação, fomenta a inovação educacional em âmbito estadual.

    Por: Tamires Rodrigues

    Imprimir