Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    07/09/2020

    CAPITAL| Confira o que abre e fecha em Palmas no feriadão de Independência e da padroeira do Tocantins

    A próxima terça-feira (8) também é feriado no estado por causa do dia de Nossa Senhora da Natividade.

    ©DIVULGAÇÃO
    O tocantinense está se preparando para o feriadão prolongado e para facilitar a vida de quem precisa de atendimentos ou serviços o G1 preparou uma lista com o que abre e fecha em Palmas. É importante lembrar que além do feriado de Independência, no dia 7 de setembro, o Tocantins comemora ainda o dia da padroeira estadual, Nossa Senhora da Natividade. Por esse motivo, na terça-feira (8) também será feriado no estado.

    Órgãos públicos municipais

    Em Palmas haverá ponto facultativo e os órgãos que prestam serviços não essenciais devem ficar fechados até a próxima quarta-feira (9). A prefeitura informou que três unidades de saúde da família vai abrir para prestar atendimentos a casos suspeitos ou confirmados de coronavírus. O objetivo da medida é que as Unidades de Pronto Atendimento não fiquem superlotadas. Os horários e a lista das USFs abertas estão disponíveis aqui.

    Órgãos públicos estaduais

    O Governo do Tocantins informou que será decretado ponto facultativo nas repartições pública e apenas os serviços essenciais, como hospitais e policiamento, seguem funcionando sem alteração. Na quarta-feira (9) o expediente volta em horário normal para os dias úteis.

    Comércio em geral

    A convenção coletiva do comércio em geral determina que é proibida a abertura dos estabelecimentos no dia 7 de setembro. No feriado do dia 8 de setembro a abertura é facultativa a cada comerciante, mas aqueles que abrirem devem pagar acréscimos aos funcionários.

    Feiras

    No sábado (5) e domingo (6), a população pode se dirigir às feiras do Aureny I e à Feira da Arno 33 (307 Norte), que estarão funcionando normalmente, sendo que no sábado, as duas ficam abertas das 8h às 20h, e no domingo, somente das 8h até meio dia.

    Na segunda não há feiras funcionando na cidade. A feira da 304 vai abrir normalmente na terça-feira (8). O horário de funcionamento é das 8h às 20h, sem alterações.

    Parques, praças e cachoeiras

    Em Palmas, segue em vigor o decreto N° 1.896 que adota fechamento ao público de cachoeiras, praias e balneários. A medida é preventiva ao novo coronavírus e haverá fiscalização. O Parque Cesamar também vai continuam com os portões fechados. A Prefeitura informou que denúncias de invasões destas áreas ou aglomerações podem ser feitas pelos telefones 153 ou 190.

    Shoppings

    O Capim Dourado Shopping informou que nos dois dias de feriado, as lojas estarão abertas das 14h às 20h. Já a praça de alimentação inicia as atividades às 12h e finaliza às 20h. O cinema segue fechado durante todo o período como medida de prevenção ao novo coronavírus.

    Já o Palmas Shopping informou que as lojas abrem de 12h às 20h e que a abertura é facultativa a cada lojista. A praça de alimentação vai funcionar no mesmo horário e a unidade do supermercado Quartetto que fica no mesmo prédio vai abrir entre 7h e 22h. O crime também segue fechado.

    Supermercados

    A maioria das redes de supermercados e atacadistas que funcionam na capital optou por manter o funcionamento no horário que está em vigor durante a pandemia do novo coronavírus. Um decreto da prefeitura de Palmas limita a abertura das lojas até 22h. A medida segue em vigor durante o feriado, com o texto previsto para vencer no dia 10 de setembro, mas com possibilidade de prorrogação conforme a situação de saúde pública. Supermercados menores e minimercados das quadras podem ter variações nos horários de atendimento.

    Correios

    Os Correios informaram m que, nos dias 7 e 8 de setembro as agências de atendimento ficarão fechadas no Tocantins. Haverá mutirões para entrega de correspondências e encomendas durante o final de semana e também nos feriados; nas cidades de Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Nos demais municípios, não haverá prestação do serviço de entrega durante o feriado.

    Bancos

    A Federação Nacional dos Bancos informou que as agências ficam fechadas mesmo em feriados estaduais. Por esse motivo, os bancos no Tocantins só devem reabrir na quarta-feira (9). Apenas oito agências da Caixa Econômica Federal devem abrir na manhã do sábado (5), mas os atendimentos são exclusivos para clientes que busquem os saques do Auxílio Emergencial ou do FGTS.

    Hemocentros

    As unidades da Hemorrede Tocantins estarão fechadas nos dias 7 e 8. O atendimento retorna normalmente na quarta-feira, dia 09. Quem quiser pode realizar doações antes do feriado prolongado, neste sábado, (5). Agendamentos da coleta podem ser feitos em Palmas pelo telefone 3218-3232 e 0800-6428822, em Gurupi no 3312-2237, Araguaína pelo 3411-2915, Porto Nacional no 3363-5161 e Augustinópolis pelo 3456-1153.

    Por G1 Tocantins


    Imprimir