Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    01/09/2020

    Com 97 pontos, Portal da Transparência da Covid-19 de Palmas é avaliado como 'ótimo'

    Prefeitura de Palmas está em 7º lugar no ranking do site Transparência Internacional/Brasil


    O município de Palmas recebeu classificação – ‘ótimo’, com 97 pontos no Ranking de Transparência de Dados no Combate à Covid-19. A Capital tocantinense ficou em 7º lugar entre as capitais brasileiras, apenas dois pontos atrás da primeira colocada. O site Transparência Internacional/Brasil coletou informações de 24 a 31 de agosto dos portais da transparência, sites e redes sociais dos 26 estados, Distrito Federal, das capitais e do Governo Federal que trazem informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social.

    A avaliação levou em consideração o grau de transparência de cada ente, julgando-os de zero a 100 pontos, considerando como mais transparentes aqueles que se aproximam da nota máxima. Os critérios de avaliação tiveram como base as diretrizes do Guia de Recomendação para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19 do Tribunal de Contas da União (TCU).

    O site autor da avaliação não tem ligações governamentais. O objetivo é combater a corrupção, conscientizando e comprometendo governantes em práticas de transparência para sua população.

    Transparência em Palmas

    Em Palmas, as informações sobre as contratações e despesas feitas pela Prefeitura no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus são facilmente acessadas. No endereço www.palmas.to.gov.br, o cidadão pode clicar no link ‘transparência’, localizado no canto superior do site, que abrirá uma nova guia, com uma caixa visivelmente escrita em vermelho: Covid-19. Ao clicá-la, a pessoa será direcionada a uma nova página com outras duas caixas: contratos e despesas, nas quais podem ser feitas pesquisas sobre o que foi gasto até o momento. Também no portal da Prefeitura é possível acompanhar na aba ‘Plantão Coronavírus’ todos os dados da doença no município, tais como: locais das unidades de saúde e emergência, com telefone e horário de funcionamento; boletins diários; protocolos; legislação; medidas usadas pelo município na proteção social e no estímulo à economia; e relatórios da Covid.

    Para acessar exclusivamente o boletim diário, basta clicar na aba com este nome no site da Prefeitura de Palmas, onde estão publicados todos os boletins expedidos pelo município desde o primeiro caso da doença registrado em 19 de março.


    Imprimir