Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    10/09/2020

    Fetrasul lança Protocolo de segurança para o Transporte Público Coletivo em Palmas

    O Protocolo possui medidas necessárias para manter a segurança e a confiança no transporte público coletivo 


    Mover as cidades está no DNA da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Centro-Oeste do Brasil (Fetrasul), e neste momento de pandemia e de retomada da economia, mais do que nunca, oferecer uma mobilidade segura é essencial. Com o objetivo de tranquilizar e levar confiança ao usuário, a Fetrasul lança o Protocolo Transporte Seguro, com 13 medidas para garantir uma viagem mais segura no transporte público coletivo. 

    O Protocolo será lançado por meio de campanha com caráter informativo e emergencial e reforçará a seriedade e a confiança no transporte público coletivo, por meio de medidas de segurança bem estudadas e que serão rigorosamente seguidas por todas as empresas concessionárias do transporte público coletivo nas praças em que atua: Goiânia, Anápolis, Brasília e Palmas. Dentre as ações: janelas abertas durante todas as viagens, criação de um manual de prevenção à COVID-19; higienização das garagens e ônibus; medição de temperatura de todos os colaboradores nas garagens; pagamento preferencial com cartão transporte e incentivo ao uso de informações em aplicativo de localização dos ônibus. 

    “Muitas dessas ações já estão sendo empregadas desde o início da pandemia pelas empresas, mas é necessário que isso seja um protocolo sugerido pela Federação. A sociedade conhecerá um trabalho que representa informação, cuidado e confiança. Só assim conseguiremos combater essa pandemia”, avalia o presidente da Fetrasul, Odilon Walter dos Santos. 

    O superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do SIT-Palmas (Seturb), Rone Von Pinto da Silva, considera extremamente importante a criação do protocolo e a parceria com a Fetrasul. “O Protocolo é fundamental porque vai nortear as ações e cria um padrão a ser seguido pelas concessionárias. Além disso, ao dar transparência as medidas que estão sendo tomadas mostramos o empenho e a preocupação das empresas em garantir a segurança dos usuários”, pontuou. 

    Para ele os usuários vão se sentir mais seguros após o lançamento da campanha. “O transporte coletivo cumpre um papel social importante em Palmas, muitos de nossos usuários não têm outra opção de transporte, ao darmos publicidade ao Protocolo vamos deixar esses usuários mais confortáveis e seguros. É uma parceria muito útil não só para Palmas (TO ), mas também como para toda região do Centro-Oeste e Brasília (DF) que também estão nessa campanha”, finaliza Rone Von. 

    Toda a campanha, bem como as ações que serão desenvolvidas estarão disponíveis no site www.protocolotransporteseguro.com.br.

    12 MEDIDAS DO PROTOCOLO TRANSPORTE SEGURO 

    1. Ventilação: Todos os ônibus com janelas abertas; 

    2. Higienização diária dos ônibus com produto homologado pelos órgãos de saúde nas garagens e nos terminais; 

    3. Desinfecção diária de todas as áreas administrativas; 

    4. Disponibilização de álcool 70% para os usuários; 

    5. Vacinação contra H1N1 de todos os motoristas e administrativo; 

    6. Incentivo do Cartão de Bilhetagem para evitar a utilização de dinheiro no interior dos ônibus; 

    7. Estímulo a utilização do App Movid para evitar aglomerações nos pontos de ônibus; 

    8. Utilização obrigatória de máscaras no interior dos ônibus; 

    9. Disponibilização de álcool em gel para todos os motoristas; 

    10. Afastamento imediato do colaborador diante de qualquer sintoma da Covid-19; 

    11. Medição diária de temperatura dos motoristas nas garagens; 

    12. Realização de campanhas de prevenção à Covid-19; 

    13. Disponibilização de e-book de prevenção à Covid-19.


    Por: Rogério Tortola


    Imprimir