Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    22/10/2020

    Naturatins limita quantidade de turistas por dia no Jalapão; veja números por atração

    Visitação ao parque está liberada desde o começo do mês para visitantes acompanhados por agências ou guias.

    Dunas do Jalapão e ao fundo a Serra do Espírito Santo — Foto: Lester Scalon/Avis Brasilis
    O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) determinou novas regras para a visitação de atrativos turísticos administrados pelo governo do estado no Jalapão. Entre as principais mudanças está a limitação do número de pessoas que poderão entrar em cada ponto turístico por dia. A quantidade de visitantes já estava reduzida, mas sem números fixos para cada atrativo.

    Veja os números
    • Dunas - 200 pessoas por dia
    • Cachoeira da Velha - 200 pessoas por dia
    • Prainha do rio Novo - 200 pessoas por dia
    • Serra do Espírito Santo - 100 pessoas por dia
    As limitações não são fixas para os atrativos particulares e cada proprietário deve criar regras próprias para operar em segurança. Só é permitida a entrada de turistas acompanhados por guias e agências cadastrados no Naturatins e cada guia vai poder acompanhar grupos de no máximo 10 pessoas.

    O agendamento deve ser feito por meio de uma ficha de agendamento, disponível para download no site da Adetuc. O pedido deve ser enviado para o e-mail [email protected] com antecedência mínima de quatro dias em períodos normais e sete dias em feriados. O agendamento só pode ser feito pelas agências, guias e condutores cadastrados.

    Cada atrativo tem o horário de visitas pré-estabelecido: Para as Dunas é, de 7h às 11h e das 14h às 17h; Serra do Espírito Santo, das 4h às 11h; e Cachoeira da Velha/Prainha do Rio Novo, das 8h às 16h.

    Nos dias em que não houver mais vagas nos atrativos, haverá avisos no site da Adetuc. Os pedidos serão avaliados e respondidos em até 24 horas durante os dias de semana e 48 horas se o pedido foi enviado em um fim de semana ou ferido.

    Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou através do telefone (63)3218-5802. Seguem sendo obrigatórias medidas como uso de máscaras e o distanciamento social durante a visita.

    O Jalapão reabriu no dia 5 de outubro aos turistas e no primeiro mês deve receber pelo menos dois mil visitantes.

    Por G1 Tocantins

    ***