Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    24/11/2020

    Saúde realiza programação especial na Semana Nacional de Doadores Voluntários de Sangue

    Ações serão realizadas para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro

    O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro
    O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, foi instituído por meio do Decreto nº 53.988/1.964, com o intuito de realizar homenagens e externar gratidão a todos doadores. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Hemorrede do Tocantins, realizará durante esta semana, entre os dias 23 e 27, programação especial para celebrar a Semana Nacional de Doadores Voluntários de Sangue, data alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue.
    Será realizada nesta terça-feira, 24, uma coleta com Unidade Móvel na feira Coberta de Paraíso do Tocantins
    A responsável pelo setor de captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes, explica que “Na programação teremos algumas coletas agendadas com várias instituições como igrejas, órgãos públicos e outras. Tanto para o hemocentro coordenador como também na Unidade de Coleta em Anexo ao HGPP”.

    Segundo a servidora, também serão realizadas coletas externas com a Unidade Móvel. “Além das coletas programadas, estaremos realizando duas coletas externas, uma delas em Paraíso do Tocantins”. A responsável pela captação em Palmas, ainda informa que serão feitas homenagens para dos doadores. “No dia do doador, os nossos doadores receberão algumas homenagens e um lanche especial nas duas unidades. Mostrando o nosso reconhecimento a esse ato nobre, que é doar sangue” afirma.

    Em Gurupi, a enfermeira da captação de doadores do núcleo de Hemoterapia da cidade, Annyelle Figueiredo Mota Souto, informa que será realizado no dia 25, das 09h às 16h, um “Drive Thru” Solidário. “Estamos entrando em contato com os doadores que mais doaram sangue no ano para convidá-los a virem buscar um kit que montamos para eles. Vamos ficar na porta da unidade para entregar os kits, tomando todas as precauções de prevenção à Covid-19”. Na unidade, também será realizado um café da manhã para os doadores presentes, além da entrega de palitos de picolé, que devem ser trocados por picolés em uma sorveteria da cidade.

    Programação
    • 23/11- 08h às 18h- Coleta Programada no Hemocentro Coordenador de Palmas com servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
    • 24/11- 08h às 17h30- Coleta com Unidade Móvel na feira Coberta de Paraíso do Tocantins.
    • 25/11- 09h às 16h- “Drive Thru” Solidário no núcleo de Hemoterapia de Gurupi.
    • 25/11-09h às 10h- Café da manhã para doadores no núcleo de Hemoterapia de Gurupi.
    • 25/11- 09h às 10h- Homenagem e café da manhã para os doadores no Hemocentro Coordenador de Palmas. Serão convidados três doadores para participar da homenagem, representando os demais colaboradores.
    • 25/11- 09h às 12h- Coleta programada com servidores do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV-TO), em Palmas.
    • 26/11- 08h às 12h30- Coleta com Unidade Móvel na Clínica de Olhos Yano, em Palmas.
    • 27/11- 08h às 18h- Coleta Programada no Hemocentro Coordenador de Palmas com servidores da Hemorrede Tocantins.
    • 28/11- 09h às 12h- Coleta Programada em Palmas com a Igreja Adventista e Academia Atlética.



    Por: Erlene Miranda

    ***