Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    23/12/2020

    COSEMS participa de reunião sobre Plano Estadual Preliminar de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

    ©DIVULGAÇÃO
    O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (COSEMS-TO) participou nesta quarta-feira, 23, de uma reunião para tratar do Plano Estadual Preliminar de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 no Tocantins. A Diretora Adjunta de Descentralização e Regionalização e Secretária Municipal de Saúde de Porto Nacional, Anna Crystina, ao lado do apoiador Carlos Zandoná, representou o Conselho durante a reunião.

    Na ocasião foram debatidos os primeiros pontos a serem tomados no planejamento da vacinação no Estado. De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) presente na reunião, todos os parâmetros seguirão as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 do Governo Federal.

    No que diz respeito aos municípios, todo o Planejamento ainda será discutido e a primeira versão deve estar disponível em janeiro do próximo ano, para que seja modelo para as Gestões Municipais.

    “Debatemos hoje questões técnicas e textuais do Plano Preliminar que, como nome já diz, ainda não é definitivo. Pedimos à equipe técnica que disponibilize posteriormente um roteiro para os Secretários Municipais de Saúde, para que seja feita da forma mais correta possível, o repasse de informações sobre os planejamentos de vacinação municipais. Ainda precisamos discutir mais algumas questões técnicas, mas nós, Estado e Municípios, já estamos nos adiantando”, disse Anna Crystina.

    Como as definições ainda dependem de decisões por parte do Governo Federal, essa primeira reunião ocorreu como forma de adiantar a organização de informações estaduais e municipais. Questões essenciais para o andamento do Plano do Tocantins, ainda precisam ser definidas pelo Ministério da Saúde, como o tipo de vacina que será disponibilizada para o Estado, como será a distribuição quando ela chegar (ainda não há data definida) entre outras informações que envolvem logística.

    ASSECOM

    ***