Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    10/12/2020

    Deputados aprovam criação da Polícia Penal do Tocantins

    Proposta de emenda a Constituição Estadual foi aprovada por unanimidade após votação em dois turnos. Governo ainda deverá criar lei complementar para estabelecer direitos e deveres da nova categoria.

    Deputados aprovaram emenda a Constituição Estadual para criar Polícia Penal ©Isis Oliveira/AL/Divulgação
    A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (9) a criação da Polícia Penal do Tocantins. A votação foi realizada em dois turnos e a proposta de emenda a Constituição Estadual aprovada por unanimidade. Segundo o governo do estado, agora os servidores que atuam no sistema penal tornam-se uma nova categoria integrante da segurança pública.

    A criação da Polícia Penal foi motivada pela necessidade de adequação da Constituição Estadual ao novo texto da Constituição Federal (CF) que criou as polícias penais federal, estaduais e distrital.

    O governo estadual agora deverá enviar um projeto de lei complementar para estabelecer os direitos e deveres da nova carreira. Por meio da assessoria de comunicação, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, falou sobre as próximas etapas para instituição da Polícia Penal.

    "Por meio do grupo de trabalho, instituído pela Seciju, serão tratados os assuntos voltados à regulamentação da categoria como o Plano de Cargos e Carreiras, direitos, deveres e proventos para a categoria", disse.

    G1

    ***