Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    18/01/2021

    Carlesse recebe doses da vacina contra Covid em São Paulo e diz que vacinação começa nesta segunda (18)

    Estado recebeu pouco menos de 30 mil doses. Profissionais da saúde, idosos e indígenas devem ser os primeiros a serem vacinados no estado.

    Mauro Carlesse ao lado das doses que serão enviadas ao Tocantins ©Governo do Estado/Divulgação
    O governador Mauro Carlesse (DEM) esteve em São Paulo (SP) na manhã desta segunda-feira (18) para receber as primeiras doses da vacina CoronaVac destinadas para o Tocantins. As caixas térmicas com o imunizante devem ser transportadas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) ou de companhias aéreas com destino a Palmas, mas ainda não há informação sobre o horário de chegada no estado.

    A vacinação estava prevista para começar na próxima quarta-feira (20), mas na manhã desta segunda-feira, durante a cerimônia de entrega das doses, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que os estados podem começar a aplicar o imunizante ainda hoje.

    Carlesse afirmou que a vacinação começa às 17h no Tocantins. “Estou aqui, em Guarulhos, no depósito central, recebendo a primeira vacina que vai para o nosso estado do Tocantins. Hoje, às 17h, já estaremos vacinando o primeiro cidadão Tocantinense. Graças a Deus, a vacina chegou”, afirmou.

    Neste primeiro momento, cerca de 6 milhões de pessoas devem ser imunizadas em todo o país. O Tocantins receberá 29.840 doses da CoronaVac. Profissionais da saúde, idosos e indígenas serão os primeiros a receber a vacina no estado.

    A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo (17). A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford, cujas doses devem chegar ao país nas próximas semanas.

    Por G1 Tocantins


    ***