Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    04/02/2021

    Aleto aprova 217 requerimentos em prol de diversas cidades tocantinenses

    ©Isis Oliveira
    Os deputados da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) iniciaram2021 com sede de demandas. Prova disso foi a aprovação de 217 requerimentos durante sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, 3. Apresentados na Ordem do Dia, todos foram encaminhados à Secretaria da Casa para as devidas providências.

    Direcionados a atender municípios diferentes, os requerimentos solicitam benefícios para diversos setores: desde infraestrutura, saúde, educação, juventude, esporte e segurança, a temas relacionados à proteção à criança, à mulher e ao idoso.

    Foram aprovados 63 requerimentos em regime de urgência, tendo como autores o presidente da Casa, Antônio Andrade (PTB) e os deputados Leo Barbosa (Solidariedade), Cláudia Lelis (PV), Luana Ribeiro (PSDB), Professor Júnior Geo (PROS) e Vanda Monteiro (PSL).

    Os parlamentares Fabion Gomes (PL), Elenil da Penha (MDB), Issam Saado (PV), Jorge Frederico (MDB), Ricardo Ayres (PSB), Valderez Castelo Branco (PP) e Vilmar de Oliveira (Solidariedade) também apresentaram dezenas de requerimentos.

    Antônio Andrade obteve a aprovação de 22 matérias. Dois eles solicitam a reforma da parte elétrica e a construção de um espaço de recreação, ambas no Colégio Estadual Félix Camoa II, no município de Ipueiras. Pavimentação Asfáltica e implantação de unidade de Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) também tiveram a atenção do presidente.

    A recuperação da “Estrada da Manga”, em Aurora do Tocantins, e a distribuição de energia elétrica aos moradores do povoado Boa Vista do Januário, em Ponte Alta do Bom Jesus, constam entre as dezenas de requerimentos de Cláudia Lelis.

    Com 52 requerimentos aprovados, Luana Ribeiro solicitou, em regime de urgência, a retomada das aulas presenciais nas redes de ensino público, obedecendo a protocolos de segurança e prevenção ao novo coronavírus; e a gratificação de insalubridade e adicional noturno aos profissionais da rede estadual de Saúde.

    Vanda Monteiro apresentou 43 solicitações direcionadas ao Parlamento e a diversos órgãos do Governo. Melhoria de iluminação pública, recuperação asfáltica, implantação de lombadas e sinal telefônico, pavimentação asfáltica estiveram entre as demandas da parlamentar.

    O deputado Leo Barbosa requereu a recuperação asfáltica, as sinalizações horizontal e vertical, além da ampliação da TO-020, no trecho que liga Palmas a Aparecida do Rio Negro.

    Em regime de urgência, Júnior Geo direcionou suas demandas para solicitar a recuperação da TO-486 e a criação de uma força-tarefa para analisar os pedidos de fichas financeira e funcional, feitos por servidores estaduais, para fins de aposentadoria. Também requisitou a presença na Aleto da secretária de Educação, Adriana Aguiar, para prestar esclarecimentos sobre os serviços de transporte escolar.

    Por: Suzana Barros

    ***