Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    08/02/2021

    Aulas presenciais na rede estadual retomam a partir desta segunda-feira em escolas do interior do TO

    Secretaria da Educação informou que 147 das quase 500 unidades escolares estão aptas a voltar com as aulas a partir dessa semana.

    Aulas na rede estadual começam nesta segunda-feira (8) — Foto: Marcio Vieira / Governo do Tocantins
    A partir desta segunda-feira (8), começa o ano letivo de 2021 na rede estadual, com aulas presenciais, em algumas escolas de cidades do interior do Tocantins. A Secretaria de Educação informou que 147 das quase 500 unidades estão aptas a retomar as atividades gradativamente.

    As escolas de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, que são as maiores cidades do estado, ainda não estão aptas ao retorno, devido à quantidade de casos de Covid-19. Ao todo, o retorno deve ocorrer em 92 cidades.

    Desse total de 147, algumas já devem retomar na segunda. Outras, nos dias seguintes. "Neste grupo, temos escolas com diferentes realidades. Parte delas estão prontas para iniciar as aulas presencias, outras estarão organizando os espaços, outras estarão fazendo seu planejamento de retorno”, enfatizou a secretária da educação Adriana Aguiar.

    As demais escolas da rede seguem ofertando aulas não presenciais aos estudantes e preparando seus planos de retorno presencial. Após o período de adaptação deste primeiro grupo de escolas, as demais retornarão, também de forma gradativa.

    O governo enfatizou que cada unidade de ensino tem seus canais diretos com pais e alunos e repassarão as informações sobre o retorno, à medida em que estiverem prontas para iniciar as atividades educacionais presenciais.

    A orientação da secretaria é que nesta segunda-feira, ocorra a abertura das escolas para o acolhimento dos estudantes, com a entrega das máscaras, orientações sobre os protocolos de segurança, rotinas educacionais e diálogo com a comunidade escolar.

    "Já destinamos para estas escolas [aptas a receberem alunos] Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos estudantes e servidores, tais como álcool em gel, dispenser de álcool em gel para parede, álcool 70%, termômetro digital. Elas também estão recebendo máscaras e material de comunicação visual de orientação e demarcação dos espaços escolares. Outros equipamentos, tais como protetor facial, aventais, luvas, tapetes sanitizantes podem ser adquiridos pelas unidades escolares, por meio de recursos oriundos da gestão descentralizada ou do aporte recebido por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Emergencial”, frisou a secretária.

    Por G1 Tocantins

    ***