Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    03/02/2021

    Entendimento entre Secretaria da Saúde e prefeituras é cobrado para agilizar vacinação

    ©Clayton Cristus
    O deputado Ricardo Ayres (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira, 3, para pedir que o Estado, por meio da Secretaria da Saúde, se entenda com os municípios a fim de agilizar a vacinação contra a covid-19.

    Além de cobrar celeridade dos municípios na vacinação, o parlamentar pediu aos gestores com dificuldades na aplicação dos imunizantes que reconheçam suas limitações e solicitem ajuda ao Governo para atender o público prioritário e os servidores da linha de frente contra o novo coronavírus.

    “A pandemia que se abateu sobre nós exige maior esforço para atender a população no que se refere à prevenção e ao tratamento da Covid, e o Tocantins não tem avançado como se espera no número de vacinados”, alertou o deputado.

    Ricardo Ayres relatou que vem recebendo cobranças de pessoas dos grupos de risco e de profissionais da saúde, que deveriam estar entre os primeiros vacinados, mas ainda não foram procurados.

    Apesar da preocupação, Ayres elogiou o trabalho do secretário da saúde, Edgar Tollini, no combate à pandemia, bem como os papéis do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Justiça (TJ) na fiscalização e no apoio à situação atípica enfrentada pelo Estado.

    Testagem

    O deputado Júnior Geo (PROS), por sua vez, pediu que o Governo continue com as testagens em massa. Segundo ele, não se sabe hoje como está a rotina da aplicação dos testes.

    “Está sendo feita a testagem como exige o momento da pandemia? E em que quantidade são realizados os referidos exames dentro de determinado período?”, questionou o deputado.


    Por: Elpídio Lopes

    ***