Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    23/02/2021

    IBGE abre inscrições para 1.362 vagas de recenseador no Tocantins

    Selecionados no concurso vão trabalhar no Censo Demográfico de 2021. Confira o edital, prazo de inscrição e como será a remuneração dos aprovados.

    Recenseador deve morar próximo de onde vai trabalhar
    Estão abertas as inscrições para os interessados em concorrer a uma das vagas de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Tocantins, são oferecidos 1.362 postos de trabalho. Os selecionados irão realizar o Censo Demográfico de 2021.

    As inscrições começaram às 10h desta terça-feira (23) e vão até as 23h59 do dia 19 de março, pelo site do Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 25,77.

    Inscritos no Cadastro Único, membros de família de baixa renda e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde podem solicitar isenção.

    Além dessas vagas, o IBGE também abriu seleção para 230 vagas para agente censitário no Tocantins. Neste caso, as inscrições vão até 15 de março.

    Na função de recenseador é exigido ensino fundamental completo. O profissional será o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. A remuneração será por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos.

    O recenseador não tem horário fixo. Espera-se que dedique ao menos 25 horas por semana, inclusive nos feriados e finais de semana. O recenseador também terá direito a 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

    De acordo com o IBGE, as provas objetivas serão aplicadas presencialmente em 25 de abril. As avaliações serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O candidato pode realizar a prova em município diferente do que ele escolher para trabalhar.


    A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2021 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

    A maioria das vagas para recenseador é destinada para Palmas, são 172 vagas a quem vai atuar no Plano Diretor da capital; 76 para a região sul (Taquaralto, Aurenys, Santa Bárbara, Taquari e área rural) e seis para os distritos de Taquaruçu e Buritirana.

    O concurso destina 150 vagas para Araguaína e 77 para Gurupi. Veja a lista completa dos municípios e as vagas destinadas.


    Por G1 

    ***