Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    02/03/2021

    Balanço das Contas do Governo do Tocantins em 2020 é entregue para análise da Controladoria-Geral do Estado

    As contas, entregues pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), apresentam os resultados alcançados pela gestão estadual no exercício anterior

    Balanço Geral das Contas do Estado foi entregue na CGE-TO nesta segunda-feira ©João Di Pietro
    A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) recebeu nesta segunda-feira, 1º, o Balanço Geral das Contas do Estado, referente ao exercício financeiro de 2020. O levantamento serve de subsídio para compor o Relatório das Contas Consolidadas do Chefe do Poder Executivo Estadual, que será apresentado à Assembleia Legislativa. A Casa de Leis é responsável pelo julgamento das contas do Governo do Tocantins.

    A entrega foi efetuada pela Diretora de Demonstrações Contábeis da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Sorayma Soares de Almeida Viana, ao superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE-TO, Benedito Martiniano da Costa Neto. Também acompanhou, a gerente de Análise, Demonstração e Consolidação das Contas, Lúcia Helena Queiroz Lima Câmara.

    O superintendente explica que com os dados apresentados no balanço o Governo cumpre a Lei 1.284/2001 (Lei Orgânica do TCE) e a Constituição do Estado. “O balanço demonstra, por meio de dados e informações técnicas, os resultados alcançados com a aplicação dos recursos públicos nas funções, sub-funções, programas e ações de Governo no exercício anterior”, esclarece.

    Antes de o Governo formalizar a entrega dessas contas ao Legislativo, a Controladoria as analisa e elabora um relatório consolidado que vai compor o processo. “A protocolização na Assembleia representa a última etapa da prestação de contas do Executivo, sendo que antes do julgamento dos parlamentares, a Casa de Leis a submete ao julgamento do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, explica o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda.


    Por: Gabriela Glória


    ***