Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    30/03/2021

    Sebrae Tocantins lança Programa Cidade Empreendedora

    O lançamento aconteceu nesta terça-feira, 30, no canal do Sebrae/TO no Youtube

    Os gestores públicos ganharam novos aliados na manhã desta terça-feira, 30. Foi lançado oficialmente em uma live o Programa Cidade Empreendedora, o canal Prefeito Online e a Sala do Empreendedor Virtual. O evento contou com a participação aproximada de 180 pessoas, entre prefeitos e prefeitas, vereadores, secretários municipais, agentes de desenvolvimento, entre outras lideranças.

    A live de lançamento teve a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rogério Ramos; do presidente da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), vereador Terciliano Gomes; do Presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), prefeito Diogo Borges; da prefeita da capital Palmas, Cinthia Ribeiro; do conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dr. Napoleão de Souza Luz e do Diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, que, na ocasião, apresentou a importância do Programa para o fortalecimento da economia do país.

    Na abertura do evento, o presidente do Conselho do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos falou da importância dos pequenos negócios. “Muitos encontraram no empreendedorismo uma forma de obter renda durante a pandemia. Portanto, o Cidade Empreendedora veio em boa hora, pois une a expertise do Sebrae em atuar com as empresas, aliado à boa conexão entre o poder público e as empresas, com foco no desenvolvimento local. Sem dúvida nenhuma, será um programa de muito sucesso”, afirmou.

    De Brasília, o diretor do Sebrae Nacional, Bruno Quick, comemorou o início das ações do Programa no Tocantins, que, de acordo com ele, propõe levar o que há de melhor aos municípios, em fomento à economia local, melhoria do ambiente de negócios e apoio ao empreendedorismo, inclusive com a educação empreendedora. “Vamos atuar com quem já está nos negócios, mas também com os futuros empreendedores do Brasil”, reforçou o diretor.

    Napoleão de Souza Luz, presidente do TCE, comentou que os pequenos negócios têm grande relevância para o país. “O Sebrae tem prestado um grande serviço. Os eixos do Cidade Empreendedora mostram o alcance e a importância do programa para a vida das empresas, dos gestores públicos e das pessoas”, pontuou o presidente.

    “O Sebrae nos faz sonhar com um Brasil melhor e com municípios mais fortes. Tornar a cidade empreendedora será a mola propulsora para retomarmos a economia em todos os sentidos”, afirmou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

    O vereador Terciliano Gomes disse que o Sebrae/TO tem sido protagonista e se aproximado das instituições de todos os segmentos para fazer um trabalho diferenciado. “Os prefeitos municipais e o Sebrae podem contar com o poder legislativo municipal para modernizar as leis necessárias nesse processo ou mesmo implementar novas leis para que os municípios possam se reerguer na retomada, por meio do Cidade Empreendedora”, disse.

    O prefeito Diogo Borges disse que a ATM e a UVET têm caminhado juntos para vencer esta pandemia que assola Estados e municípios. “A união de forças será fundamental: o programa Cidade Empreendedora e a Sala do Empreendedor certamente nos ajudarão a alavancar os municípios neste pós-pandemia”, afirmou.

    Programa Cidade Empreendedora e Prefeito Online

    O Cidade Empreendedora é um programa de apoio aos municípios, que usa estratégias de desenvolvimento territorial do Sebrae, para direcionar e acelerar o processo de desenvolvimento socioeconômico local.

    Os 10 eixos de atuação do Programa foram apresentados pelo diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes. Entre os destaques está o eixo da desburocratização. “Temos que eliminar da vida das pessoas e das empresas tudo aquilo que impede o desempenho e a competitividade. Então, teremos um foco muito grande na simplificação e na digitalização de processos. Queremos que os nossos municípios sejam mais ágeis para aproveitar e surfar a onda da retomada”, afirmou.

    Na oportunidade o superintendente também fez o lançamento do canal de comunicação Prefeito Online. Cada prefeito recebeu durante a live o cartão de visita interativo do canal que já está em funcionamento. O diretor também fez o lançamento da Sala do Empreendedor Virtual, o projeto piloto é fruto de uma parceria entre Sebrae e o município de Porto Nacional, e que agora estará à disposição de empreendedores de todo o estado, através de uma atuação conjunta com os municípios que aderirem ao Programa Cidade Empreendedora.

    Acesse este link.

    ASSECOM

    ***