Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    19/04/2021

    COLINAS DO TOCANTINS| Município comemora 61 anos de lutas e conquistas na quarta-feira, 21 de abril

    ©DIVULGAÇÃO
    Colinas do Tocantins, completa 61 anos de emancipação político-administrativa. Como em 2020, por causa da pandemia, a Prefeitura não realizará a tradicional festa que acontecia todos os anos. Mas, as lutas e conquistas serão celebradas com uma programação virtual, e um momento cívico, apenas para convidados, seguindo todas as medidas de segurança.

    Dentro da programação, acontecerá lives com cantores da terra, de historiadores contando um pouco da história do Município, de empresários que escolheram a cidade para morar e a live dos 100 dias de gestão do prefeito Dr. Kasarin.

    “É um momento para apresentar as principais conquistas nestes 100 dias que estou na administração do Município. Estamos atuantes em busca de recursos para melhorias e também economizando em vários itens, alocamos departamentos de lugar, com aluguel mais barato e aluguel de veículos foram cortados, sendo que ficaram somente os de maior demanda. Estamos passando por um momento muito difícil por causa da pandemia, não só no município, mas no mundo. E por isso, precisamos estar atentos, realizando economias e buscando mais investimentos em saúde e educação, para todos”, disse o prefeito.

    Outro ponto que o prefeito lembrou é a abertura de novos negócios na cidade. “Já temos empresários querendo investir no nosso Município. Recentemente tivemos inaugurações de empresas no ramo de perfumaria, carnes, pecuária e outros. Isto é muito importante, além de aquecer a economia gera mais empregos”.

    Às margens da BR-153

    Colinas do Tocantins nasceu com a abertura da rodovia Belém Brasília (BR-153), aos 21 de abril de 1960, idealizada por Elias Lopes da Silva e José Cirilo de Araújo. A pedra fundamental foi colocada na Praça 21 de abril, de 1960.

    O primeiro nome do povoado, foi Nova Colinas porque ficava em uma planície, próxima a Serra Azul. O povoado de Nova Colinas ganhou o nome de Colinas de Goiás em 1962, como distrito de Tupiratins.

    No ano seguinte, em 1963, foi elevada a cidade, emancipação do município. E com a criação do Estado do Tocantins em 1989, passou a chamar-se Colinas do Tocantins.

    O primeiro prefeito nomeado de Colinas, foi Raul do Espírito Santo, em 1964 e o primeiro prefeito eleito foi José Cirilo de Araújo (PSD), ele administrou entre os anos de 1966 a 1970. Após 61 anos de história, assumiu a administração neste ano de 2021, o odontólogo, prefeito Dr. Kasarin (PSL).

    Programação – Aniversário Colinas do Tocantins

    Tema: Colinas do Tocantins – 61 anos de Lutas e Conquistas

    19/04

    07h às 20h30 – Live Bate papo sobre a história de Colinas (TO)

    Mediador – Lúcio Mendes

    Participantes:

    Marceli Rodrigues – Pedagogo, ator, diretor de artes cênicas e ativista cultural

    Raucil Aparecido Do Espírito Santo – Servidor público, professor do curso de Direito e neto de primeiro prefeito nomeado de Colinas, Raul do Espírito Santo

    José dos Reis Vieira (professor Zezinho) – Pedagogo, escritor e poeta

    Maria do Carmo Barros Vinhal (professora Carminha) – Historiadora, mestre em história ambiental com mais de 28 anos dedicados à Educação

    20h30 – Live Show – Artistas da Terra

    Sandrinho do acordeom

    Charles Gabriel

    Luan e Lourival

    Zió "tempero do forró"

    Adrian Batidão

    Cláudio Lins

    Washington Silva

    DJ Mikael Martin

    20/04

    19h às 20h30 – Live Bate papo com empresários de Colinas (TO)

    Mediador – Secretário de Produção, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Iran Martins Júnior.

    Participantes

    Odontólogo - Prefeito Dr. Ksarin

    Vice-Prefeito e empresário no ramo de gêneros alimentícios, Francisco Delmaires

    Empresário do ramo de agropecuária (Agrominas) – Renato Borghetti

    Empresário do ramo de gêneros alimentícios – Aloisio Rocha

    Empresário no ramo de autopeças (Retenrol) – Renan Luís Costa

    21/04

    17h – No Estádio Municipal Bigodão – Momento cívico, bolo simbólico e soltura de balões

    OBS – Somente para secretários e alguns convidados, evitando aglomeração por causa da pandemia. O momento será transmitido para a população por Live.

    Encerramento com o cantor - Wanderson Brito

    19h – Live com o prefeito Dr. Ksarin e secretários




    ASSECOM

    ***