Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    26/04/2021

    GUARAÍ| Referência em paisagismo, cidade sofre com retirada ilegal de plantas; população pode ajudar denunciando

    ©DIVULGAÇÃO
    Quem passa pela BR-153, nos cinco quilômetros de travessia urbana na cidade de Guaraí, pode contemplar o belo paisagismo repleto de flores e o verde que se destaca no município. Infelizmente, as mudas das plantas estão sendo retiradas ilegalmente dos canteiros públicos de diversas regiões da cidade.

    O triste fato foi constatado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seamarh), responsável pela execução e manutenção dos serviços de jardinagem, após o repentino trabalho de reposição das mudas em locais plantados recentemente.

    Um ato ilegal que pode comprometer o projeto de paisagismo da cidade. De acordo com a Seamarh, as plantas das espécies tagetes e vincas são as mais visadas e que mais sofrem com a retirada nos canteiros públicos.

    Conforme informações da Seamarh, não é a primeira vez que é preciso fazer a reposição por conta de furtos. Somente nas últimas semanas, mais de 200 mudas de plantas foram repostas em canteiros públicos da cidade.

    Segundo o secretário da pasta, Weliton Mendonça, organizar espaços públicos para embelezá-los é um trabalho que mobiliza um grupo de profissionais, equipamentos, além dos custos para o município. “É importante que a população seja fiscal desses espaços, ajudando a zelar e a cuidar”.

    Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998:

    Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia: Pena - detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

    Pode parecer inofensivo, mas a desculpa de “arrancar uma mudinha” é crime e vale também para ações praticadas em espaços públicos de Guaraí.

    Sabendo que esse tipo de comportamento é de poucas pessoas, a Seamarh conta com o apoio da população para que denuncie e ajude na conservação dos canteiros.

    O contato para denúncias na Seamarh: (63) 3464-2110 - ou pela Ouvidoria do Município: (63) 3464-1161. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.

    Referência em paisagismo e limpeza pública: cenário para belas imagens

    Toda essa beleza é resultado de investimentos da Prefeitura de Guaraí em projetos para organização e limpeza urbana. As ações estão sendo planejadas para todas as regiões do município. O paisagismo tem se transformado em cartões postais pelos cenários captados com belas imagens. As fotos já chegaram a ser divulgadas por turistas que passam pela cidade e são atraídos pela beleza das flores e verdes.







    ASSECOM

    ***