Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    18/05/2021

    BRK Ambiental apoia iniciativa que estimula a criação de projetos para lidar com os desafios relacionados à água

    O Water Innovation Lab Brasil, ação da ONG canadense Waterlution, aposta na inovação colaborativa para sanar os problemas de saneamento básico no país

    Comprometida com os desafios do saneamento básico no país, a BRK Ambiental, empresa privada do setor, apoia a quinta edição do projeto WIL Brasil - Water Innovation Lab Brasil, criado pela ONG canadense Waterlution. A ação tem como objetivo reunir jovens de todo o país, com idades entre 18 e 35 anos, para desenvolver projetos inovadores focados na solução de problemas relacionados aos serviços de água e esgoto.

    Neste ano, por conta da pandemia de covid-19, o evento será organizado em formato híbrido, com ações on-line e encontros presenciais para a implementação dos projetos, de acordo com os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde. A programação está dividida em três fases, a primeira será a apresentação festival InspirÁgua ao longo do mês de maio, com seis sessões gratuitas exibidas no YouTube da Waterlution. Nesta etapa, que é aberta a todo o público, serão apresentados os cinco territórios brasileiros considerados os pontos centrais para o desenvolvimento de soluções direcionadas aos problemas hídricos do país.

    Na etapa seguinte, em junho, serão abertas as inscrições para que jovens de todo o país participem da iniciativa. Serão selecionadas 40 pessoas que, entre julho e outubro, vão participar de um programa de desenvolvimento de habilidades de liderança, focado nos desafios da água, com mentorias especializadas. A proposta é formar um grupo diverso e multidisciplinar para pensar coletivamente nos novos caminhos para o setor das águas no Brasil, por meio de uma atuação conjunta com os cinco territórios selecionados.

    Por fim, durante os meses de outubro de 2021 e fevereiro de 2022, será iniciada a fase de desenvolvimento dos projetos e prototipagem de soluções. A proposta é que as ideias sejam colocadas em prática nos cinco territórios brasileiros.

    “Apoiamos o WIL Brasil desde 2017 e enxergamos a iniciativa como uma oportunidade para que jovens de todo o país atuem na elaboração de projetos capazes de solucionar os problemas da segurança hídrica e da universalização do saneamento. Em 2019, por exemplo, contribuímos com a aceleração de três startups, todas com iniciativas diretamente relacionadas aos desafios operacionais da nossa companhia”, reforça Carlos Almiro, head de sustentabilidade da BRK Ambiental.

    O WIL Brasil também conta com a cooperação da UNESCO Brasil, e parceria da Purificadores Europa, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA), além de organizações e grupos locais dos cinco territórios e da rede WIL.

    Festival InspirÁgua

    Apresentado ao longo do mês de maio, o Festival InspirÁgua é exibido no YouTube da Waterlution, todas as terças e quintas, das 18h às 20h. Cada episódio contará com convidados especiais para debater temas relacionados aos desafios da água no país. A programação completa está disponível no site http://waterlution.org/brasil.

    Sobre a BRK Ambiental

    A BRK Ambiental é uma empresa privada de saneamento básico que está presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a maior entre as empresas do setor, a BRK Ambiental conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

    Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).

    Sobre a Waterlution e o Water Innovation Lab

    A Waterlution é uma organização canadense sem fins lucrativos com 18 anos de experiência, facilitando o diálogo com diferentes atores no âmbito da água e capacitando jovens líderes no setor de recursos hídricos. Isso se torna evidente em nossos workshops canadenses e internacionais, eventos de hub e Laboratórios de Inovação da Água. Os métodos de treinamento e facilitação do Waterlution já envolveram mais de 7000+ participantes com as habilidades transformadoras necessárias para se tornarem líderes no futuro da água.

    ASSECOM

    ***