Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    15/06/2021

    Delegado que criou Grupo de Operações Especiais morre vítima de Covid-19 no TO

    João Luiz Pompeu de Pina estava aposentado. Velório é realizado no Sindicato dos Policiais Civis, sede de Palmas, das 9h ao meio-dia.

    Delegado aposentado João Luiz Pompeu de Pina foi criador do Grupo de Operações Especiais, no Tocantins ©DIVULGAÇÃO
    O delegado aposentado João Luiz Pompeu de Pina, de 61 anos, morreu, na madrugada desta terça-feira (15), após complicações causadas pela Covid-19. Dr. Pina, como era chamado, foi o fundador do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), no Tocantins.

    Pina estava internado em um hospital particular de Palmas para tratar da doença. Uma publicação no perfil do GOTE, no dia 21 de maio, comunicava que o delegado estava lutando contra a Covid. "Torcemos pela recuperação do nosso delegado João Pina, nosso 01, criador do nosso Grupo Tático".

    O velório foi realizado das 9h ao meio-dia, na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (SINPOL), localizado na ACSU-SE 100, na avenida Teotônio Segurado, em Palmas. Em seguida, o cortejo partiu para o cemitério Jardim das Acácias, onde ocorreu o sepultamento.

    De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Pina exerceu o cargo de delegado-geral da Polícia Civil, entre 02 de fevereiro de 2011 e 7 de julho do mesmo ano.

    Atuou em várias delegacias especializadas, ficou à frente da Delegacia Especializada de Repressão Contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP ), onde atuou fortemente contra os crimes contra administração pública, e se aposentou quando estava na Academia de Polícia da Escola Superior de Polícia.

    Nas redes sociais, colegas de profissão lamentaram a morte e deixaram mensagens de conforto à família.

    O GOTE publicou uma nota descrevendo-o como "grande herói fundador da unidade".

    "Ele lutou bravamente contra essa doença, enfrentou como tudo que sempre enfrentou em sua vida, batalhou com valentia e força até o último momento, sendo forte, valente e heroico, assim como conhecemos. Nossos sentimentos à família, obrigado por cada oração e energia positiva, obrigado por cada abraço e obrigado a cada um que fez parte da jornada de vida deste homem que foi o grande herói de cada guerreiro Goteano", disse em nota.

    Por Jesana de Jesus, G1 Tocantins

    ***