Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    21/06/2021

    Governador Carlesse autoriza retomada de obras e ampliação da maternidade do Hospital de Augustinópolis

    Unidade de saúde é referência para a região do Bico do Papagaio e cidades mais próximas dos estados do Pará e Maranhão

    Governador Mauro Carlesse frisou que as obras de reforma e ampliação Hospital Regional de Augustinópolis, proporcionará melhoria na qualidade de atendimento da população e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde ©Esequias Araújo
    O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, acompanhado do vice-governador, Wanderlei Barbosa, autorizou nesta terça-feira, 21, a retomada das obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis (HRA). A unidade é referência para a região do Bico do Papagaio e cidades mais próximas dos estados do Pará e Maranhão.

    O Hospital, que já recebeu obras de reforma em toda a estrutura e construção de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para Covid-19, agora contará com a ampliação da Maternidade e Centro de Parto Normal (CPN).

    Atualmente o HRA conta com 109 leitos, incluindo os 10 de UTI. Com a maternidade, o Hospital passará a ter mais 46 leitos, sendo 20 de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINa), 10 de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), seis no Centro Cirúrgico Obstétrico (salas de pré-parto, recuperação pós-anestésica e salas de partos); além de mais 10 leitos no Pronto-Socorro, sendo oito de observação e dois de estabilização.

    Em visita ao local, o governador Mauro Carlesse destacou que as obras no Hospital de Augustinópolis, que atende a região do Bico do Papagaio, proporcionaram melhorias na qualidade de atendimento à saúde da população, além de melhores condições de trabalho aos profissionais que trabalham na Unidade. "Estamos trabalhando 24 horas para melhorar as condições de vida dos tocantinenses. Esse hospital, há muitos anos, espera por essas melhorias e ampliações. Política se faz com trabalho e união de forças para o bem da população", ressaltou.

    O vice-governador Wanderlei Barbosa também destacou a importância da ampliação da unidade de saúde e da implantação do curso de Medicina da Universidade do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis. "Esse hospital não atende somente Augustinópolis, é uma referência em saúde para toda essa região, e com o curso de Medicina será ainda mais importante, porque servirá como laboratório para os nossos estudantes", projetou.

    Unitins

    O governador também visitou o campus da Universidade do Tocantins de Augustinópolis, onde conheceu o Laboratório de Anatomia e Práticas Interativas dos cursos de Enfermagem e Medicina, além de outras instalações da Instituição.

    Kits de Alimentação

    No Colégio Estadual Manoel Vicente, em Augustinópolis, o Governador iniciou a terceira etapa da entrega de kits de Alimentação aos alunos da rede estadual de ensino na região. Essa iniciativa do governador foi autorizada após a interrupção das aulas presenciais em virtude da pandemia da Covid-19, e visa a garantia nutricional dos alunos em situação de vulnerabilidade.

    O Governo do Tocantins disponibilizou 13.893 kits de alimentação escolar, que serão distribuídos por meio da Delegacia Regional de Ensino de Araguatins para alunos matriculados na rede estadual dos municípios da região.

    Além dos kits de alimentação para os alunos da rede estadual de ensino, o governador também participou da entrega de kits de alimentos aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Axixá, de Araguatins, de Augustinópolis, de Tocantinópolis e de São Miguel. Os alimentos irão atender famílias vulneráveis e trabalhadores afetados pela pandemia.

    Participaram dos eventos deputados estaduais, federais, prefeitos e vereadores de toda a região, além de secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.
    Com reforma e ampliação, o Hospital Regional de Augustinópolis terá mais 46 leitos, distribuídos entre cuidados intermediários, neonatal e cirúrgico obstétrico, além de 10 leitos para atendimento no Pronto-Socorro ©Esequias Araújo

    Em visita ao campus da Untins em Augustinópolis, o governador Mauro Carlesse conheceu o Laboratório de Anatomia e Práticas Interativas dos cursos de Enfermagem e Medicina, além de outras instalações da Instituição ©Esequias Araújo

    Campus da Unitins em Augustinópolis está sendo preparado para instalação do curso de Medicina, que está em processo de autorização pelo Conselho Estadual de Educação ©Esequias Araújo



    Por: Jarbas Coutinho

    ***