Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    18/06/2021

    Governo do Tocantins entrega equipamentos escolares e kits de alimentos para Comunidade Escolar de Taquaruçu

    Colégio Militar do Estado do Tocantins - Duque de Caxias está sendo contemplado com 420 conjuntos aluno, 12 conjuntos professor, entre outros equipamentos

    ©DIVULGAÇÃO
    A comunidade escolar do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Duque de Caxias, em Taquaruçu, começou a receber nesta sexta-feira, 18, importantes equipamentos para melhorar os espaços da unidade de ensino. A escola também é a primeira da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Palmas a receber a terceira etapa da distribuição dos kits de alimentos para os estudantes.

    A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), acompanhando as ações, destacou que o Estado tem trabalhado em duas linhas. "A distribuição dos kits de alimentos é uma demanda desse momento em que as escolas não estão recebendo os estudantes em sua integralidade. Mas também estamos nos preparando para o retorno presencial, quando as condições sanitárias permitirem, com melhoria dos espaços e entrega de equipamentos", pontuou.

    O Colégio Militar do Estado do Tocantins - Duque de Caxias vai receber os seguintes itens: 420 conjuntos aluno; 12 conjuntos professor; 2 mesas para reunião; 4 mesas de trabalho; 6 conjuntos para biblioteca; 5 poltronas; 1 poltrona giratória; 2 armários altos; 4 gaveteiros; 2 fogões industrial; 3 aparelhos de ar-condicionado de 18 mil btus. Somando um investimento de R$ 306.037,00.

    O diretor da unidade de ensino, o major Fernando Gomes Oliveira, destacou que os benefícios são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. "A entrega de kits faz toda a diferença na segurança alimentar. A escola também passa por um momento de reformulação da estrutura e esse aporte de equipamentos vai ajudar muito nesse momento. A gente fica muito agradecido por esse olhar atento. É uma demonstração da atenção e do cuidado com a nossa comunidade", ressaltou.

    O diretor também apontou as mudanças que serão provocadas com os novos equipamentos e falou das expectativas para o retorno das aulas. "Um ambiente mais harmonioso melhora muito o interesse do aluno em aprender. Uma escola organizada e bonita faz toda a diferença na vontade dele em estar na escola. E estamos caminhando para o retorno, com a imunização. Aqui na unidade de ensino, dos 45 servidores, 40 já receberam ao menos a primeira dose da vacina", ressaltou.

    A professora da rede municipal, Domingas Marques Câmara Sousa, tem uma filha matriculada na unidade de ensino. Ela falou da importância dos equipamentos que estão chegando à escola. "Isso influencia muito, o ambiente escolar favorece o aprendizado. O ambiente aconchegante é um suporte para o aprendizado do aluno". E agora que é militar, são dois avanços, na visão da comunidade de Taquaruçu.

    Beneficiados

    A unidade de ensino conta com 374 estudantes matriculados e cada um deles receberá seu kit de alimentos. A dona de casa Fabiana Lúcia Silva Ferragem tem três filhos matriculados no Colégio Militar do Estado do Tocantins - Duque de Caxias, em Taquaruçu. Ela falou da importância dos kits de alimentos para sua família. "É muito bom, pois a gente está em uma grande dificuldade na pandemia. Tira a gente do sufoco. Antes da pandemia, eles vinham para a escola, tinha alimentação escolar, agora só em casa, é mais difícil".

    A dona de casa Maria José Viana da Silva tem um filho na unidade de ensino e também comemorou o recebimento dos alimentos. "Acho muito bom os kits, pois faz muita diferença. Lá em casa, eu sou a chefe da família, nossa renda principal é o Bolsa Família e também faço diária como doméstica, mas é mais difícil. Agradeço muito esse kit para alimentar meu filho e minha família".

    Agenda

    A titular da Seduc, Adriana Aguiar, iniciou a agenda acompanhada pelo deputado estadual Léo Barbosa. E durante o dia também acompanha o início da entrega dos kits de alimentos no distrito de Buritirana (Palmas) e nos municípios Novo Acordo e Lagoa do Tocantins, somando um total de 1.621 kits disponibilizados na Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes de Palmas.

    Transparência e controle

    Os processos referentes às aquisições e aos contratos realizados no contexto da Covid-19 estão disponíveis no Portal da Transparência pelo endereço: http://www.transparencia.to.gov.br. Para consultar, acesse na página principal a aba azul - Consulta Contratos Emergenciais -, e a aba verde - Gráficos dos Empenhos e Pagamentos -, e informe-se sobre todos os trâmites.

    É importante ressaltar que compras diretas, ou seja, sem licitação, estão autorizadas pela Lei Federal n° 13.979/2020 – de enfrentamento à Covid-19, somente para atender a situação emergencial provocada pela pandemia.

    Legislações federal e estadual referentes a este contexto estão disponíveis para consulta no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) pelo link https://www.cge.to.gov.br/legislacao/legislacao/legislacao-aplicada-a-covid-19/.








    Por: Cláudio Paixão




    ***