Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    14/06/2021

    Radares de Palmas são verificados para atestar se instrumentos medidores estão em conformidade com as velocidades permitidas

    Ação da Agência de Metrologia acontece durante três dias e irá interromper o fluxo do trânsito na Capital em diversos pontos por cerca de quarenta minutos

    ©Cejane Borges
    É da competência do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) a realização de operações de Verificação Periódica e Pós Reparo em instrumentos medidores de velocidade, os radares fixos e móveis de trânsito. A ação atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, em que é obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.

    E, para atender a legislação metrológica, a AEM irá realizar verificações nos radares de Palmas durante três dias, na terça, quarta e quinta desta semana, em diversos pontos da Capital. Durante o período serão verificados doze equipamentos, sendo dez a verificação anual periódica e dois a verificação inicial, que acontece em instrumentos novos que foram recentemente instalados.

    De acordo com o presidente da AEM, Rérison Castro, a ação “tem por objetivo atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas rodovias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado Inmetro”, pontua o presidente.

    Radares de trânsito são instrumentos metrológicos

    Os radares de trânsito são aparelhos que monitoram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via em questão. Para o funcionamento, os radares devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.

    Como instrumentos metrológicos, necessitam de verificação anual periódica e, no caso de novos, de verificação inicial. Para fazer a vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

    Motoristas devem estar atentos ao isolamento do trânsito

    Para o processo de verificação dos radares, é necessário que o tráfego de carros seja interrompido no local por cerca de 40 minutos para que sejam feitas as medições. Para isso, a Agência de Metrologia sempre conta com o apoio da equipe de trânsito da Prefeitura Municipal de Palmas, com o isolamento da área para as aferições.

    Durante essa semana serão realizados os seguintes radares na Capital:

    Terça-feira, 15 de Junho

    08h15 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO-05 (perto do HGP) – Sentido Sul

    09h30 – Av. NS-02, faixa de pedestre da Feira 304 Sul – Sentido Sul

    10h15 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO-13 (perto do Fórum) – Sentido Sul

    11h15 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO-13 (perto do Fórum) – Sentido Norte

    Quarta-feira, 16 de Junho

    08h15 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO-15 (perto da Palmas Brasil) – Sentido Sul

    09h15 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO-23 (perto da Toyota) – Sentido Sul

    10h15 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO-23 (perto da Toyota) – Sentido Norte

    11h15 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO-29 (quadra 1.201 Sul) – Sentido Sul

    Quinta-feira, 17 de Junho

    08h30 – Av. Teotônio Segurado, Taquari (perto da Av. A) – Sentido Norte e Sul

    09h30 – Av. Teotônio Segurado (perto da ponte Rio Taquaruçu) – Sentido Norte e Sul

    10h30 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO-11 (perto da Praça do Bosque) – Sentido Norte

    11h30 – Av. JK, faixa de pedestre Capim Dourado Shopping – Sentido Leste

    É bom saber

    Os dois novos radares que foram recentemente instalados são o da Quadra 1.201 Sul (com a velocidade permitida de 70 km por hora) e o da faixa de pedestre próximo ao shopping (com a velocidade permitida de 40 km por hora).

    “É importante que o motorista esteja sempre atento à velocidade da via, pois as medições sempre consideram a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas”, ressalta o presidente da AEM Rérison Castro.

    Vale ressaltar que todos os radares de Palmas, fixos e móveis, estão em pleno funcionamento.

    Por: Cejane Borges

    ***