Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    19/07/2021

    Em Palmas, Caps AD III tem atendimento contínuo durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

    Mais de 300 pessoas têm sido acolhidas no estabelecimento de saúde atualmente

    ©DIVULGAÇÃO
    Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mais de 300 pessoas em Palmas têm sido acolhidas atualmente no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD III), que atende a população da Capital 24 horas por dia, sete dias por semana. Humanizado, o acolhimento de pacientes que necessitam do serviço pode ocorrer por demanda espontânea, na modalidade ‘portas abertas’, e por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde da Família (USFs), clínicas, hospitais, dentre outros estabelecimentos de saúde.

    Localizada na Arno 12 (Alameda dos Jatobás APM-09), ao lado da Paróquia São Judas Tadeu, a sede do Caps AD III oferece atendimento multiprofissional, sendo a equipe técnica composta por assistentes sociais, enfermeiros, farmacêutico, médicos psiquiatras, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeuta ocupacional, além dos servidores que atuam na administração e os auxiliares de serviços gerais.

    Segundo uma portaria do Ministério da Saúde que redefine o serviço, o Caps AD III é voltado não só para o tratamento dos usuários em relação ao uso de álcool e outras drogas, mas também para sua reinserção familiar, social e comunitária. “Temos feito um trabalho individualizado para cada paciente devido à pandemia e isso melhorou muito a adesão ao tratamento”, afirma o coordenador administrativo da unidade, o enfermeiro Marcos Augusto Jusselino Tavares.

    O coordenador explica que ao chegar ao Caps, o paciente passa por uma anamnese (conversa inicial), na qual são expostas as situações que o trouxeram ao estabelecimento de saúde. Posteriormente, a equipe multiprofissional avaliará o caso e recomendará o melhor plano terapêutico, que consiste em trabalhar com o sentido de vida do paciente, respeitando os aspectos psicológico, social e biológico. “As equipes vão produzir com o paciente a melhor forma de tratamento, que considera atividades que podem ser feitas dentro e fora da unidade”, acrescenta.

    Serviço

    O quê: atendimento no Caps AD III

    Onde: Arno 12 (Alameda dos Jatobás APM-09), ao lado da Paróquia São Judas Tadeu - antiga 105 Norte

    Horário: 24 horas por dia, sete dias por semana

    SECOM

    ***