Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    10/07/2021

    Fiscalização volta às ruas de Palmas com a operação ‘Tolerância Zero’ neste sábado, 10

    Em operação na noite anterior, foram visitados estabelecimentos de todas as regiões da Capital e efetuados 24 autos de infração e 12 notificações

    ©DIVULGAÇÃO
    A operação integrada das forças de segurança continua com o trabalho de fiscalização para garantir o cumprimento dos decretos municipal, e conter o avanço da Covid-19 na Capital. Na noite deste sábado, 10, as equipes voltam às ruas com a operação ‘Tolerância Zero’. Entre a noite de sexta-feira, 9, e a madrugada deste sábado, as ações aconteceram simultaneamente por todas as regiões da Capital.

    Durante as atividades, diversos estabelecimentos e espaços públicos foram vistoriados. Os trabalhos ostensivos resultaram no embargado (fechamento) de um estabelecimento localizado na região sul. Os fiscais de Obras e Posturas Municipal efetuaram ainda 24 autos de infração e outras 12 notificações nos pontos comerciais visitados.

    Para garantir o cumprimento das medidas de segurança, as equipes foram divididas em dois grupos: um ficou responsável por fazer o patrulhamento na região norte e central da Capital e o outro fiscalizou os estabelecimentos da região sul, percorrendo estabelecimentos em Taquaralto, Aurenys e no distrito de Taquaruçu.

    Nas abordagens, realizadas em bares, restaurantes, conveniências, distribuidora de bebidas, dentre outros segmentos, as equipes deram orientações para os responsáveis e aos clientes quanto ao horário limite de funcionamento e os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus. Além disso, os fiscais analisaram a documentação dos comerciantes e, conforme irregularidades encontradas, foram feitas as autuações.

    Os trabalhos são comandados pela Diretoria de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), sendo realizados em conjunto com as equipes da Vigilância Sanitária e de Obras e Posturas, com o apoio operacional dos agentes de Trânsito e Transporte, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Corpo de Bombeiros Militar, equipe da Cidadania e Justiça, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) e o Procon-TO.

    Nova fase de flexibilização

    Entra em vigor na segunda-feira, 12, as novas medidas de flexibilização e aplicação das atividades comerciais na Capital. O Decreto nº 2.077, publicado na noite de sexta-feira, 09, prevê, dentre outras orientações, que os estabelecimentos comerciais dos segmentos não essenciais, como os bares, restaurantes, shoppings, academias e as lojas de ruas, funcionem todos os dias com atendimento ao público, respeitando o limite de até 50% da capacidade por estabelecimentos.

    SECOM

    ***