Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    16/07/2021

    Semana do Governador Carlesse é marcada por homenagem em Porto Nacional, lançamento de linha de crédito para o setor de turismo e entrega de caminhões aos municípios

    Foram entregues 19 caminhões-baú refrigerados para 19 municípios tocantinenses

    Ainda em Caseara o governador Mauro Carlesse e o ministro Gilson Machado se reuniram com os gestores do Consórcio dos Prefeitos do Vale do Araguaia ©Esequias Araújo
    A agenda de trabalho do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, desta semana começou com a participação na programação de aniversário de Porto Nacional, onde recepcionou o ministro do Turismo Gilson Machado. Também participou do lançamento da campanha publicitária Viagem pelo Brasil, do governo federal, e lançou a linha de crédito, voltada para atender o trade turístico, e nesta sexta-feira, 16, entregou caminhões baús refrigerados para vários municípios.

    Na terça-feira, 13, o governador Mauro Carlesse, visitou a cidade de Porto Nacional, onde recepcionou o ministro do Turismo, Gilson Machado, e prestigiou a programação comemorativa aos 283 anos de história de Porto Nacional. Durante a programação o Governador foi condecorado com a comenda Honra ao Mérito DR. Francisco Ayres Neto. Em solenidade realizada na Praça do Centenário, Mauro Carlesse fez questão de parabenizar e agradecer pela contribuição da cidade ao desenvolvimento do Estado do Tocantins.

    Após a solenidade, a comitiva do Governo, composta ainda pelo vice-governador Wanderlei Barbosa, secretários e deputados, visitou a Diocese de Porto Nacional, onde foi recebida pelo bispo diocesano Dom Romualdo Matias Kujawski. Mauro Carlesse também participou do lançamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional, que ocorreu no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira.

    Ponte

    Finalizando a agenda em Porto Nacional, o governador Carlesse levou o ministro do Turismo para ver de perto as obras de construção da nova ponte sobre o rio Tocantins, na Rodovia TO-255.

    Quarta-feira, 14

    Na quarta-feira, 14, o governador Mauro Carlesse, acompanhado do vice-governador Wanderlei Barbosa e do ministro do Turismo, Gilson Machado, lançou em Caseara, na região do Vale do Araguaia, a ação Fomento Recupera Turismo, que visa atender o trade turístico com linhas de crédito. O evento marcou os 23 anos de criação do Parque Estadual do Cantão e tem como objetivo amenizar os efeitos da pandemia na vida das empresas do setor, por meio da oferta de crédito facilitado.

    O acesso à linha de crédito faz parte do programa Tocando em Frente, lançado recentemente pelo Governo do Tocantins. Desde o início da pandemia, a Fomento já liberou mais de 70 operações de crédito, perfazendo um total de R$ 3,6 milhões, atendendo agências de viagem, hotéis, pousadas, restaurantes e lanchonetes.

    Na ocasião, o ministro do Turismo lançou a campanha publicitária Viagem pelo Brasil - Gigante pela própria Natureza. O ministro Gilson Machado ressaltou que fez questão de lançar o programa no Cantão, para que o parque ganhe projeção no país.

    No auditório do Parque Estadual do Cantão, o governador Mauro Carlesse e o ministro Gilson Machado se reuniram com os gestores do Consórcio dos Prefeitos do Vale do Araguaia, para ouvir as demandas dos seus respectivos municípios.

    Sexta-feira, 16

    Nesta sexta-feira, 16, o Governador tocantinense realizou a entrega de mais 19 caminhões-baú refrigerados para 19 prefeitos. Os veículos vão auxiliar no transporte de gêneros alimentícios nas centrais de recebimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A solenidade, realizada na ala norte do Palácio Araguaia, contou com a presença dos ministros da Cidadania, João Roma, e do Turismo, Gilson Machado.

    Os 19 caminhões-baú foram adquiridos por meio de convênio entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e o Ministério da Cidadania, no valor total de R$ 3,889 milhões, e o critério para escolha dos municípios foi a execução do Programa Compra Direta Local nos anos de 2019 e 2020.

    O governador Mauro Carlesse destacou a alegria em ver concretizada mais uma ação que beneficia diretamente a população menos favorecida do Tocantins. “Cada vez que nós conseguimos realizar ações como esta, para ajudar os pequenos, me traz uma alegria muito grande. São veículos preparados para atender às necessidades dos municípios e atender a comunidade com qualidade e segurança. Estamos caminhando para frente, junto com o Governo Federal e com os parlamentares que têm colocado suas emendas para nos ajudar, a quem eu agradeço muito”, afirmou o Governador.

    O PAA

    No Tocantins, o PAA é realizado com recursos do Ministério da Cidadania, por meio de parceria com o Governo do Estado. Na prática, os agricultores familiares vendem seus produtos para o Governo. Os produtos adquiridos são destinados a escolas ou doados para entidades da rede sócioassistencial, como creches, abrigos de idosos, hospitais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), dentre outros públicos.

    Na ocasião, ainda foi feita entrega simbólica de kits de alimentos para indígenas do Tocantins. A ação faz parte da iniciativa Brasil Fraterno, com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Tocantins (Fieto) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

    Presenças

    Além dos prefeitos contemplados com a entrega de veículos, participaram do evento o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro; o secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania, Marcelo Linhares; o vice-presidente da Fieto, Tiago Arruda Ferreira, deputados estaduais e federais, secretários de Estado e vereadores.









    Por: Jarbas Coutinho

    ***